A gestão de Recursos Humanos (RH) desempenha um importante papel não só na gestão de funcionários (contratação, demissão e análise de desempenho) mas também na segurança e saúde no trabalho. O monitoramento eficaz do desempenho dos colaboradores em relação à segurança do trabalho é indispensável para garantir um ambiente seguro e produtivo. Neste blog post, vamos discutir 10 indicadores de RH que podem ser aplicados para medir o desempenho da segurança dentro de uma empresa de forma eficiente.
10 indicadores de RH:
1. Taxa de Acidentes de Trabalho
A taxa de acidente de trabalho é um indicador básico que mede a segurança e saúde do ambiente empresarial, visto que ela representa o número de acidentes ocorridos em um determinado período de tempo (geralmente calculado a cada 1.000 ou 100.000 horas trabalhadas).
Essa taxa é um indicador importante para avaliar o quanto as políticas e práticas de segurança em uma organização estão corretas e identificar áreas que precisam de melhorias.
Essa é a fórmula para calcular a taxa de acidente de trabalho:
Taxa de Acidente de Trabalho = (Total de Horas Trabalhadas/Número de Acidentes de Trabalho) × Fator de Normalização*
*geralmente 1.000 ou 100.000, depende da convenção seguida pela empresa. Este fator representa taxa de acidentes por um número padrão de horas trabalhadas.
Para analisar o resultado basta que o número seja “baixo”, quanto menor o número maior a segurança no ambiente de trabalho.
2. Taxa de Absenteísmo Relacionado à Saúde
A taxa de absenteísmo é um indicador que avalia a saúde e o bem-estar dos trabalhadores de uma empresa. Isto é, o número de dias que os funcionários se ausentaram do trabalho devido a questões de saúde, podendo ser doenças, lesões ou qualquer outras condições médicas. É um indicador importante pois afeta diretamente a produtividade e o funcionamento da empresa.
Para calcular a taxa de absenteísmo relacionada à saúde, utiliza-se a fórmula:
Taxa de Absenteísmo Relacionada Saúde = (Total de Dias Trabalhados/Total de Dias de Ausência devido a Saúde) × 100%
Para analisar o resultado pode ser necessário “um tempo” visto que é preciso comparar se a porcentagem aumentou ou diminuiu. Taxa baixa indica um local de trabalho mais saudável.
3. Taxa de Afastamento por Doenças Ocupacionais
Esta taxa, como o próprio nome já diz, representa a quantidade de colaboradores que se afastaram em consequências de doenças ou lesões relacionadas ao trabalho.
Fórmula para calcular a taxa de afastamento por doenças ocupacionais:
Taxa de Afastamento por Doenças Ocupacionais = (Número de afastamentos por doenças ocupacionais/Total de colaboradores na empresa) × 100%
O ideal é realizar esse cálculo sempre na mesma frequência (seja mensal, trimestral ou anual) e observar se os dados aumentam ou diminuem. Confira também: por que é importante investir na saúde no trabalho.
4. Taxa de Participação em Treinamentos de Segurança
Essa taxa mede a proporção de colaboradores que participaram de treinamentos específicos de segurança em relação ao total de colaboradores na empresa. Lembrando que Treinamentos de Segurança são importantes e devem ser fornecidos pela empresa, principalmente àquelas que possuem cargos que oferecem riscos aos colaboradores.
Fórmula para calcular a taxa de participação em treinamentos de segurança:
Taxa de Participação em Treinamentos de Segurança = (Número de Colaboradores que Participaram dos Treinamentos de Segurança/Total de Colaboradores na Empresa) × 100%
Essa taxa também deve ser calculada com a mesma frequência (trimestral ou anualmente).
5. Índice de Cumprimento das Normas de Segurança
Este indicador de RH avalia o grau de conformidade dos colaboradores com as normas de segurança estabelecidas. Ou seja, se o resultado é alto, mostra que existe uma cultura forte de segurança no local de trabalho, enquanto uma baixa taxa pode representar a necessidade de reforço nas políticas de segurança.
Fórmula para calcular o índice de cumprimento das normas de segurança:
Índice de Cumprimento das Normas de Segurança = (Número de Colaboradores que Cumprem as Normas de Segurança/Total de Colaboradores na Empresa) × 100%
6. Tempo Médio para Resolução de Incidentes de Segurança
Esse indicador serve para avaliar a eficiência das práticas de resposta a emergências da empresa. É ideal manter um tempo de resposta adequado (ou seja, mais baixo) para minimizar os impactos dos incidentes de segurança.
Fórmula para calcular o tempo médio para resolução de incidentes de segurança:
Tempo Médio para Resolução de Incidentes de Segurança = Soma do Tempo Gasto para Resolver Incidentes/Número Total de Incidentes
A variável “tempo” pode ser, horas minutos ou dias, fica a escolha da empresa.
7. Taxa de Feedback dos Colaboradores sobre Segurança
Essa é uma taxa valiosa a fim de entender as percepções dos próprios colaboradores sobre a segurança no trabalho da empresa. Esse feedback reflete a frequência com que os colaboradores compartilham suas opiniões, preocupações e sugestões relacionadas à segurança.
Para calcular a taxa de feedback dos colaboradores sobre segurança, é necessário primeiramente definir uma forma de coletar esses feedbacks, seja por meio de pesquisas, caixas de sugestões, reuniões de equipe ou outros métodos. Após coletar os feedbacks, você pode calcular a taxa usando a fórmula:
Taxa de Feedback dos Colaboradores sobre Segurança = (Número de Feedbacks Recebidos sobre Segurança/Total de Colaboradores) × 100%
8. Vagas Fechadas no Prazo
Esse indicador de RH mostra a eficiência do processo de seleção e contratação da organização, avaliando o número de vagas preenchidas dentro do prazo determinado. Dessa forma, ele serve também para garantir que a equipe de Recursos Humanos está ou não atendendo às necessidades de contratação de forma apropriada.
Fórmula para calcular a taxa de vagas fechadas no prazo:
Vagas Fechadas no Prazo = (Numero de Vagas Fechadas dentro do Prazo/Total de Vagas a ser Preenchidas) × 100%
A variável “Prazo” é definido pela empresa.
9. Taxa de Capacitação em Primeiros Socorros
Esse é um dos indicadores de RH, muito importante. Ele mede a capacidade de realizar primeiros socorros ou seja, serve para avaliar a preparação dos colaboradores em situações de emergência e prestar os primeiros socorros de maneira adequada.
Fórmula para calcular a taxa de capacitação em primeiros socorros:
Taxa de Capacitação em Primeiros Socorros = (Número de Colaboradores Capacitados em Primeiros Socorros/Total de Colaboradores na Empresa) × 100%
10. Índice de Rotatividade
E por fim, a taxa de Rotatividade, também chamado de taxa de turnover, é um indicador de RH que avalia a estabilidade da entrada/saída da empresa. Esse número mostra a porcentagem de trabalhadores que saíram da empresa dentro de um determinado período de tempo,
Fórmula para calcular o índice de rotatividade de RH:
Índice de Rotatividade de RH = (Número de Colaboradores que Deixaram a Empresa/Total de Colaboradores na Empresa) × 100%
Indicadores de RH: CONCLUSÃO
Monitorar e avaliar o desempenho em segurança do trabalho por meio desses indicadores de RH é importante para garantir um ambiente seguro e saudável para os trabalhadores. Assim sendo, a implementação de estratégias de melhoria com base nesses resultados ajudará a promover uma cultura de segurança eficiente, além de prevenir acidentes no local de trabalho.
Mas sabemos o quanto isso pode ser trabalhoso, por isso, contratar uma empresa de Saúde, Segurança e Ergonomia do Trabalho pode economizar o seu tempo, e além disso, ter a garantia de que o seu negócio segue com as conformidades legais. Nós da Contrei, estamos prontos para ajudar a sua empresa, portanto, conte com a gente: preencha os seus dados aqui, e aguarde o nosso contato.